A insônia seletiva

15/05/2013 § 2 Comentários

Insônia

Já notou como a insônia é uma sacana? Você tem um milhão de coisas para fazer, certo? Além de tudo que tem para fazer, dos prazos, das pressões, da bagunça acumulada no armário que nem fecha, tem as preocupações que assombram seus pensamentos. Por causa deles, você não dorme. Rola na cama, para lá e para cá. Cabeça sob o travesseiro, travesseiro sob a cabeça, travesseiro em volta da cabeça, cabeça sem travesseiro. Travesseiro voa para o chão. Acende a luz, abre um livro. Acende um cigarro, fuma. Nada.

Levanta.

Um copo d’água deve ajudar. Talvez dois. Três parece exagero, mas você toma assim mesmo. Não ajuda, mas pelo menos você vai usar o tempo perdido da sua insônia para ir ao banheiro 19 vezes. A cama já não parece uma boa. O livro vai para a sala, TV desligada, luz acesa. Duas páginas, dez, vinte. Quando você precisa ler, adormece depois de três. Agora, está lendo a trigésima e a história te prende. Fecha o livro. Mais um copo d’água não vai fazer mal. Melhor: um chá. Deve dar sono. A água não ferve, quando ferve vira chá. Você toma.

Volta para a cama.

Mas não adormece, claro. No teto, sobre você, aparecem os números vermelhos das dívidas. Aparece o dedo em riste do chefe. Aparecem a namorada e as cobranças. Aparece a mãe reclamando por você não ligar quando chega. Aparecem muitos, muitos, muitos carneirinhos. E você repara nos detalhes de cada um deles enquanto saltam sobre a cerca do sono. Que não vem. Quem disse que contar carneirinhos ajuda?

Depois de longas horas, você se lembra que terá menos horas para dormir do que as que já ficou acordado. E aí vem a parte (mais) sacana da insônia: você tem inúmeras coisas para fazer, mas a essa altura já está com olheiras que te cegam o olhar, com os olhos que insistem em te fazer pescar, com o saco cheio de ouvir os programas ruins da madrugada na televisão, que nesse ponto já está ligada. Não consegue produzir. Quem produz na insônia tem o meu respeito.

Eu não consigo.

(Foto: Como vencer a insônia, em um site lituano)

Anúncios

Marcado:

§ 2 Respostas para A insônia seletiva

  • Priscila MOnteiro disse:

    Leite quente (sério, eu não acreditava até testar), banho quentinho também ajuda… mas surte menos efeito.
    *No desespero começo a rezar aves marias e pais nossos, e quando vejo dormi, mas também não é sempre que tudo isso funciona ;)
    Não custa tentar no desespero até as sugestões lituanas devem funcionar hauhauihauihauia

    • Gabriel Toueg disse:

      Se eu seguir suas dicas e fizer tudo isso, durmo. Se dormir, vou escrever sobre o quê?!

      Rezar “pais nossos” e “ave marias” eu não sei. Nem acho que ajudaria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A insônia seletiva no Ato ou Efeito.

Meta

%d blogueiros gostam disto: