Quem, eu?

Muito prazer, sou Gabriel Toueg, nascido em São Paulo em janeiro de 1979, crescido em São Paulo até junho de 2004 e amadurecido entre Jerusalém e Tel Aviv até março de 2011. Na sequência, Brasil, outra vez e sempre (tanto quanto o “sempre” dure). Mas tudo isso não vem ao caso. Também não vem muito ao caso que sou jornalista. Pelo menos não aqui.

Ato ou Efeito é o blog que existia e que me servia para desabafar sobre a vida e as dores e delícias de ser quem eu sou (isso não é meu, eu sei – Pessoa?) Servia porque eu decidi, em algum ponto da minha vida de blogueiro (que começou aos meus remotos 22 anos), que o outro blog, que hoje é o Expresso Oriente mas teve vários nomes, seria apenas para falar de Oriente Médio.

Como minha vida não é apenas Oriente Médio, e nem só jornalismo, e muito menos só “pessoa jurídica”, e como tenho ideias e ideais, sonhos e… pesadelos, e porque penso a maior parte do tempo, Ato ou Efeito. O blog não foi movimentado durante bastante tempo, mas meu Moleskine, onde eu anoto o que me vai pela cabeça, foi. E resolvi que este espaço poderia voltar a existir. Espero que goste.

Um pouco mais a respeito do meu eu:

Coleciono moedas e cédulas do mundo todo e de diversas épocas. Também coleciono minhas credenciais de imprensa e canecas, que não só coleciono mas uso para tomar meu café, sem o qual não começo dia algum. Gosto de receber e enviar cartas de verdade – e postais! Sou completamente a favor do aborto, em quaisquer circunstâncias, e acho que cabe não à sociedade, ao Estado ou à Igreja (mas à mulher, apenas) a decisão de tirar o feto de forma segura e asséptica, com um médico, e não um açougueiro de esquina.

Sou um cidadão do mundo. Morei três anos em Jerusalém, tensa e sagrada na mesma medida. Lá, dividi apartamento com três argentinas, depois com um mineiro, uma curitibana e um argentino. Mais tarde, vivi em Tel Aviv, a cidade que os israelenses chamam de “bolha” – de tão psicologicamente afastada que está de tudo que estampa o noticiário sobre o país e a região – dividia com duas israelenses! Depois, em Ramat Gan, dividi com uma etíope e uma marroquina – e depois com uma mineira! Agora moro de novo com uma mineira, em SP, mas já morei um ano e meio sozinho. Recebemos gente de todo o mundo.

Sou jornalista. Mas já limpei privada, fui garçom, dei aulas de idiomas, trabalhei com novelas, plantei árvores, fui recepcionista (e gerente de contas!) de hotel e atendente de telemarketing! Depois de sete anos no Oriente Médio, entre o Mediterrâneo, um deserto, a neve no norte e um resort de mergulho no sul, decidi voltar ao Brasil. Sou voluntário em algumas atividades e já fui mochileiro. Não tenho nem quero ter carro – e sonho com uma São Paulo em que as pessoas só usem os veículos aos domingos. Fotografo e amo fotografia, mas não sou fotógrafo. Tenho uma câmera analógica Canon de 29 anos – encostada, agora. Quando criança, lia dicionário. Adoro dançar forró, mas não só forró! Gosto de ouvir boa música. E notícias, no rádio. Não vivo sem meu celular, que fica ligado 24 horas por dia – mas sou estranho ao telefone, dizem.

Gosto de coisas bem simples, como sentar no chão, o barulho do sorriso de criança, as cores do entardecer, o ruído da roupa escorregando pelo corpo alheio… Amo leite – minha mãe dizia, quando eu era criança, que era “mais fácil sustentar burro a pão-de-ló”! Acho que sou dos poucos que sabem apreciar a doçura do hallawe, que tem 20 nomes diferentes. Adoro idiomas – aprendi hebraico, estou tentando aprendendo árabe e quero aprender francês bem; falo espanhol com sotaques misturados e inglês com sotaque de brasileiro. Dizem que tenho sotaque até no português, mas eu discordo! Meu café (e o seu) faço com canela.

Eis, então: Ato ou Efeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: